top of page
Buscar

IMPLANTES SEM ENXERTO

  • Foto do escritor: Danilo Schneider
    Danilo Schneider
  • 5 de out. de 2023
  • 4 min de leitura

Atualizado: 3 de fev. de 2024

Os implantes dentários sem enxerto vieram para ficar. Especialmente em casos de implantes totais, sejam eles na arcada superior ou inferior, que é que chamamos de All-on-4, do inglês all-on-four, que significa all=todos (os dentes) on=sobre four=quatro, ou seja todos os dentes sobre quatro implantes.

Através das técnicas de ancoragem óssea, é possível explorar áreas de osso residual nativo, do próprio paciente, em vez de tentar reconstruir, com osso sintético ou do próprio paciente removido de outras regiões da boca ou do corpo, áreas das arcadas onde houve uma reabsorção devido as perdas dentais.


Instalando os implantes dentários em osso nativo de alta densidade e utilizando técnicas que maximizem o travamento desses implantes é possível conseguirmos o que chamamos de CARGA IMEDIATA.


A carga imediata é a colocação da prótese fixa aparafusada sobre os implantes logo após a cirurgia de instalação destes. Este tempo pode variar de imediatamente após, no mesmo dia ou até 7 a 14 dias, sendo ainda considerada carga imediata.


O tratamento convencional com implantes envolvia quase sempre o enxerto ósseo, que é uma cirurgia mais traumática, com pós-operatório mais difícil e que inevitavelmente necessita de um tempo de cicatrização deste osso enxertado de 6 a 12 meses, dependendo do caso. Um dos principais complicadores nessa situação é que o paciente precisa utilizar uma dentadura tradicional, móvel, apoiada na gengiva e no osso que foi enxertado, levando a um desconforto enorme, uma vez que a prótese não encaixa mais na arcada como antes, tem problemas ainda maior de fixação em boca e causa grande sensibilidade dolorosa. Durante todo tempo de cicatrização do osso. Após este período, outra cirurgia, agora para instalação dos implantes, mais 6 meses de cicatrização. De dentadura. Após este período, mais uma cirurgia, para expor os implantes que estariam embaixo da gengiva, e só então, a possibilidade de realizarmos uma prótese provisória, para depois fazermos a definitiva.


Consegue perceber agora a GRANDE VANTAGEM de trabalharmos com a técnica All-on-4 de IMPLANTES SEM ENXERTO?


Temos que lembrar que fazendo enxerto ou não em casos totais, o desenho da prótese e dos futuros dentes pouco variará. A única variação, na maioria dos casos imperceptível pelo paciente, será na área entre a prótese e a gengiva, ou seja, não aparece em momento algum, mesmo em sorriso máximo.


Você deve estar pensando: ter mais osso ao redor dos implantes - fazendo enxerto - não seria melhor? De certa forma sim, osso nativo, não osso enxertado, sintético. Não é a mesma coisa. Além disso, quantidade nunca foi sinônimo de qualidade. É melhor termos um osso melhor, do que mais osso. Ainda mais se pensarmos em fazer carga imediata.


All-on-4 standard: quatro implantes dentários convencionais e uma prótese fixa aparafusada sobre implantes (protocolo).



Este é um trabalho feito sobre quatro implantes para casos em que o paciente usa dentadura na arcada superior (maxila) ou tem alguns dentes muito debilitados, sem salvação, que precisam ser extraídos.


A prótese é aparafusada sobre os quatro implantes, FIXA, sem o céu da boca, repondo os dentes perdidos, mais parte da gengiva perdida pela ação do tempo. Este tipo de prótese é popularmente chamada de Protocolo.


Esta prótese pode ser feita em resina, PMMA, metal-resina, metal-cerâmica, sendo a PRÓTESE EM ZIRCÔNIA a nossa preferência para trabalhos definitivos, devido a inúmeras vantagens, já descritas na literatura.


Perceba que para fazer este tipo de trabalho, são necessários 4 implantes podendo haver 3 configurações principais:


1. QUATRO IMPLANTES CONVENCIONAIS (all-on-4 standard) - instalados no osso da arcada superior próprio do paciente, sem enxertos ósseos. Neste caso, o paciente apresenta osso suficiente na maxila para os 4 implantes. Esta é a mesma configuração utilizada em casos de arcada inferior (mandíbula): 4 implantes convencionais, sem exceção, mas o caso que estamos tratando aqui é na arcada superior, maxila.


2. DOIS IMPLANTES CONVENCIONAIS E DOIS IMPLANTES ZIGOMÁTICOS (all-on-4 híbrido) - neste caso o paciente apresenta disponibilidade óssea para 2 implantes apenas na parte da frente da arcada. Atrás não tem osso suficiente, então utiliza-se os implantes fixados nos ossos zigomáticos*** para isso, para esse suporte da prótese na área posterior.


***ossos que dão suporte à maçã do rosto.


3. QUATRO IMPLANTES ZIGOMÁTICOS (all-on-4 zygoma) - neste caso o paciente não tem mais osso maxilar, chama-se de Atrofia Severa de Maxila, um tipo de caso mais extremo, então os 4 implantes são instalados nos ossos zigomáticos.


A única diferença técnica entre um implante convencional e um implante zigomático, é que o zigomático é mais longo, pois precisa ir da gengiva até o osso zigomático - por dentro da boca. O acesso para sua instalação é feito, assim como os implantes convencionais, através de uma incisão na gengiva. Muito, mas muito mais tranquilo do que uma cirurgia de enxerto ósseo para o paciente.


Para o paciente, o resultado é exatamente o mesmo. Tanto faz a abordagem acima escolhida, com implantes dentários convencionais apenas, associados a implantes zigomáticos ou somente implantes zigomáticos.



All-on-4 híbrido: dois implantes dentários convencionais associados a dois implantes zigomátios e uma prótese fixa aparafusada sobre implantes (protocolo).


Sem enxertos, uma única cirurgia, sem tempo de espera para instalação dos dentes (carga imediata), sem céu da boca, dentes fixos, aparafusados, sem dor, desconforto, com pós operatório muito bom.


Com enxertos, o tempo para poder colher os frutos do tratamento - receber dentes fixos nos implantes - após várias cirurgias, é de aproximadamente 12 a 18 meses, no mínimo. Usando dentadura sobre a área operada.


Com esta técnica que estou mostrando aqui, de 1 a 3 dias. Não existe mágica nisso. Apenas planejamento e execução, tudo bem planejado e executado, por um cirurgião experiente e bem preparado.


A ciência mostra os mesmos índices de sucesso a longo prazo.


Não vejo argumentos melhores na tomada de decisão.


Dr. Danilo Schneider

Especialista em Implantodontia, Mestre e Doutor em Prótese Dentária.


Danilo Schneider Odontologia

Rua Júlio de Castilhos, 679 sala 152 Ed. Torre Prata - Centro

Novo Hamburgo - RS


Resp. Técnico Dr. Danilo Schneider CRO/RS 11984 EPAO 4820


Para maiores informações e agendamento de consulta:

51 3939.4200 e 51 98161.8479 WhatsApp ou clique no botão abaixo





 
 
 
bottom of page